RSS

Resenha-A vida em tons de cinza(Ruta Sepetys)

Comprei esse livro em uma promoção da saraiva por 8.00,pensa em uma pessoa feliz? Estava louca para lê-lo,após ler várias resenhas tão positivas sobre o mesmo.Confesso que enrolei um pouco para começar a leitura,pois infelizmente o livro contém poucas páginas, e se pudesse queria ler um pouquinho por toda a minha vida!

A vida em tons de cinza narra a estória da corajosa Lia,uma garota libanesa de 15 anos com muitos sonhos e com um talento artístico sempre muito elogiado,que é recompensado por uma bolsa de estudo em uma das mais conceituadas universidades,porém a vida de Lina muda radicalmente quando a polícia soviética invade sua casa,e junto com seu irmão e sua mãe são colocados em um trem em condições subumanas e levados para Sibéria.

Durante toda a longa viagem até a Sibéria,Lina relata todos os acontecimentos,todos os maus tratos que sofreram e diariamente tenta entender o porque de tanta violência e descaso com as pessoas,que são obrigadas a trabalharem arduamente todos os dias para ao final do dia ganhar pequenas porções de comidas.

A vida em tons de cinza traz uma pequena demonstração do quanto as pessoas sofreram na guerra,de como foi dolorido um país como a Líbia ser quase dizimado por questões politicas,nos mostra como uma guerra pode separar famílias e principalmente como pode unir pessoas estranhas na dificuldade.No livro fica bem claro a força de superação de todos os personagens,de como se organizam e se orientam a fim de obter a libertação e um pouco mais de dignidade.

Na capa do livro tem uma frase que te faz pensar muito e literalmente é a frase que poderia resumir o livro: "Uma história de guerra quase nunca contada,mas,acima de tudo,uma lição de amor e esperança". É incrível como Ruta conseguiu passar tanta realidade para seus leitores,é impossível ler esse livro e não se sentir na própria guerra,em muitos relatos de Lia,eu me sentia exausta após ler,era como se estivesse presente em todos os momentos.Evidentemente causar todas essas sensações em seus leitores exige um talento excepcional.

Acompanhei algumas resenhas desse livro,e alguns blogueiros não gostaram da capa,eu particularmente adorei,retrata muito bem a vida gelada e dolorida de uma guerra,acredito que estórias que tenha como tema os sofrimentos de uma guerra,pede uma capa mas simples.As folhas são amareladas e as letras estão em um tamanho ótimo,e garanto que após ler esse livro,você ficará com a estória por muitos dias na cabeça,e se sentirá até triste com tanto sofrimento dos personagens.Eu super indico esse livro para qualquer pessoa que queira se emocionar.




5 comentários:

  1. Adoro esses livros que conseguem transparecer um pouco da realidade da guerra, e eu também gosto muito da capa do livro, é linda!

    Ótima resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de livros que possam transparecer algo bom pro leitor. A menina que roubava livros é assim pra mim :( Estou agora na Saraiva pronto pra ver se está no preço baixo ainda, rs
    Beijos e muito sucesso com o blog !

    ResponderExcluir
  3. Nossa...agora que eu percebi que nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro antes.Agora fiquei muito triste por ter perdido ele por 8,00 :/
    Amei a história.Gosto de livros que mostram a realidade por trás da TV.

    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sou completamente apaixonada por esse livro.
    Ele consegue ser sutil, mesmo sendo forte. Consegue nos transmitir esperança mesmo nos piores momentos. Os personagens são reais, não são perfeitos e tudo narrado na história passa verdade.
    Adoro a capa também, e a simplicidade dela é o que mais me encanta.
    Um beijo!

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  5. Que resenha é essa menina?! Adorei! Só aumentou mais minha vontade de ler!
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir