RSS

Ausência- Flávia Cristina

Oi gente, Hoje trago a resenha do livro Ausência,da autora brasileira Flávia Cristina. No Meme Li até a página 100#2 falei sobre essa obra e deu para perceber o quanto gostei. Na verdade fico feliz toda vez que leio um livro nacional, é muito bom ver o quanto nossa literatura está evoluíndo.
Ausência

Sinopse: “O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?”Daniel é médico neuropsiquiatra e começa a tratar de Ervin de Apolinário, professor aposentado que apresenta uma doença degenerativa. Tudo estaria dentro da rotina do consultório, não fosse a doença de Alzheimer reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites éticos. Ausência é um romance que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem a própria biografia? O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida.

Desde que o livro chegou aqui em casa fiquei curiosa para ler,o fato de se tratar de uma doença tão triste mais que infelizmente tem se tornado um tanto quanto comum me despertou atenção. Para começar,eu achei a capa realmente fantástica,ela realmente cumpre o papel de representar a estória do livro e isso que faz uma capa ser bonita.
 
Como vocês puderam perceber na sinopse,o livro nos traz a estória de Ervin,um professor super renomeado que aos poucos começa a apresentar sinais da doença de Alzheimer,que muitas das vezes é confundida com a famosa palavra "caduquice".Natasha, filha de Ervin e Margarida,sua mulher,demoram a perceber que o professor tem uma doença mais séria e só se dão conta, quando Ervin não é mais capaz de lembrar nem o próprio endereço de casa.É nessa hora que as duas mulheres decidem que será doutor Daniel que irá tratar de Ervin.
 
Apesar de ser um ótimo médico, Daniel carrega consigo alguns traumas de infância, como o da doença que levou sua avó,tão querida.Por ironia do destino é essa doença que afeta Ervin e para Daniel será uma luta muito grande cuidar do professor e ao mesmo tempo desenterrar feridas tão profundas em sua vida,como por exemplo quando ainda pequeno viu sua avó se esquecer das coisas e principalmente,dele.
 
Bom,a parte que eu não gostei é quando Daniel se apaixona por Natasha,e é nesse momento que me senti um pouco perdida na estória,pois começa dar um enfoque muito maior no romance dos dois e Ervin,que ao meu ver,deveria ser o personagem principal,acaba sendo esquecido.Mas,mesmo com essa "troca de protagonistas",achei um bom livro,com uma leitura super agradável! É uma ótima pedida, para quem quer se aventurar na nossa literatura.
 
 






 

Um comentário:

  1. Já li um outro livro da autora e gostei bastante, tenho interesse em ler Ausência, a temática do livro me chama muita atenção. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir